A forma como os cuidados com o setor da saúde funcionam está mudando, e fusões e aquisições estão sendo usadas para ajudar clínicas e hospitais a se adaptarem a essas mudanças.
Isso pode ser bom para o crescimento e para melhorar os processos de como os pacientes recebem ajuda médica, mas também pode ser difícil porque existem muitos problemas a serem resolvidos.
É aqui que a Equity S/A pode ajudar a sua empresa. Quer entender como funcionam os processos de fusões e aquisições para clínicas e hospitais? Confira a seguir!
Como fusões e aquisições podem ajudar a sua empresa?
Quando as organizações de saúde se juntam, isso pode transformar muitas coisas. Pode tornar mais fácil para as pessoas terem acesso a diferentes tipos de serviços médicos em mais lugares. Também pode fazer com que as coisas funcionem de maneira mais eficiente, o que significa gastar menos dinheiro e usar menos recursos.
Mas, quando organizações do setor de saúde diferentes se unem, pode ser difícil porque cada uma delas pode ter suas próprias maneiras de fazer as coisas. É como juntar duas equipes que jogam de maneira diferente. As pessoas podem não gostar da mudança, e quem está liderando precisa ajudar todos a se acostumarem.
Mas o processo de M&A (fusão e aquisição) pode proporcionar muitos benefícios às empresas envolvidas. Por exemplo, é uma forma de se expandir rapidamente, já que o processo acontece por meio de ativos de um negócio já estruturado.
Além disso, ambas as empresas podem ter benefícios fiscais, já que a fusão ou aquisição abre a possibilidade dos tributos serem menores, como, por exemplo, o ICMS (dependendo do estado onde fica a empresa que será adquirida). Sem contar que no caso da compra de outra empresa, aquela que assume o controle pode ter os impostos reduzidos caso a empresa adquirida tenha mais prejuízos do que lucros acumulados.
Segurança, regras e qualidade de atendimento
Cuidados de saúde têm muitas regras para garantir que tudo seja feito de maneira segura. Durante fusões e aquisições, as organizações precisam ter certeza de que estão seguindo todas essas regras. Se não o fizerem, podem ter problemas legais.
Além disso, é muito importante garantir que, quando organizações se unem, a qualidade do atendimento médico não piore. As pessoas não devem receber cuidados de saúde piores por causa da mudança. Isso precisa ser bem gerenciado pela empresa que está assumindo a fusão ou aquisição.
E o que de bom pode acontecer?
Apesar dos problemas, fusões e aquisições também podem trazer boas oportunidades. Pode ser uma chance de fazer as coisas de uma maneira melhor e mais eficiente. Usar tecnologia nova e melhorar a forma como tudo é feito pode ser uma boa ideia.
Uma coisa boa que pode acontecer é que as pessoas podem ter mais facilidade para receber cuidados médicos. Se as organizações se juntarem, elas podem levar mais serviços de saúde para lugares onde não existiam antes.
Isso é bom para as pessoas que precisam de ajuda e também para as organizações, que se tornam mais atraentes para pacientes e profissionais de saúde. Sabemos que no Brasil, uma grande parcela da população não têm acesso à saúde por diversos motivos. A fusão e aquisição de empresas do setor pode resolver parte deste problema.
Conclusão
Unir organizações de cuidados de saúde é algo que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. É importante fazer isso de uma maneira cuidadosa, pensando em tudo, desde como as pessoas trabalham juntas até as regras que precisam ser seguidas. Superar os problemas e aproveitar as oportunidades pode ajudar as organizações de cuidados de saúde a crescer e continuar ajudando as pessoas da melhor maneira possível.
Mas para que haja muito mais bônus do que ônus para as empresas que desejam passar por este processo, é fundamental contar com apoio de empresas especializadas no ramo.
A Equity S/A é uma empresa com especialização em consultoria de gestão para clínicas, hospitais, policlínicas e ambulatórios. Para conhecer mais as nossas soluções, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!