Independentemente do momento em que a empresa se encontra, desde uma ‘startup’ a uma com longa presença no mercado da saúde, a dinâmica do planejamento estratégico é muito útil para suportar um novo ciclo de desenvolvimento do negócio e gerar resultados de forma sustentável.
Como desenvolver o planejamento estratégico
Para que esse processo seja efetivo, a empresa deve reavaliar a própria estratégia, atualizando-a quanto às oportunidades vislumbradas no mercado e revitalizando a sua essência.
Além disso, com um novo olhar estratégico, a mesma precisa revisitar o seu modelo de negócio para tornar mais eficaz a entrega da geração de valor, superando a expectativa do mercado da saúde.
Assim, é possível identificar se a sua gestão está atualizada para que o modelo aprimorado possa ser desenvolvido.
Neste aspecto, também é importante ressaltar que não se trata das pessoas especificamente, mas, sim, do alinhamento de perfil e das competências necessárias para o desenvolvimento desse padrão.
O impacto da pandemia no planejamento estratégico
Muitas empresas enfrentaram grandes desafios devido aos efeitos da pandemia de Covid-19.
Mas, algumas delas, apresentaram maior dificuldade e outras, inclusive, deixaram de existir, visto que o tripé “estratégia, modelo e estrutura de gestão” representa algo que, em outras circunstâncias, foi de sucesso, mas que já não surte mais o mesmo efeito.
Essa mudança costuma ocorrer silenciosamente, quando a mesma liga o piloto automático e executa sua operação de forma mecânica.
Por vezes, o sucesso do passado também pode ter um ar de soberba, se distanciando daqueles momentos mágicos que um dia os seus clientes identificavam-se e viam-se envolvidos em uma entrega impecável, gerando experiências únicas.
Atenção à dinâmica de mercado
Para superar os desafios e não cair no piloto automático, as empresas precisam estar sempre atentas às dinâmicas do mercado da saúde, aos novos modelos concorrentes e às mudanças nos comportamentos de consumo envolvendo pacientes, seja em um negócio B2C ou B2B.
É também importante lembrar que, como uma companhia, ela tem uma capacidade limitada para consumir, o que deixa a situação muito mais desafiadora.
Por outro lado, a mesma deve buscar dinâmicas que sejam mais estruturantes do seu negócio e não permaneça apenas reagindo.
Novamente, nessa área, é possível identificar a importância do planejamento estratégico e, claro, da execução, que faz acontecer o que realmente contribui para a geração de valor.
Quando uma pausa é necessária
Por vezes, vemos empresas alucinadas por resultados. Contudo, se não há um alinhamento das suas bases estratégicas, o esforço é maior para conseguir resultados mínimos. Dessa maneira, a dinâmica acaba se tornando frustrante, com sócios pressionados e gestores duvidosos com relação às decisões diárias.
Nesse momento, “dar um tempo” de qualidade, realizando a revisão estratégica, faz com que se realinhem e liderem a evolução do negócio, construindo um novo ciclo de desenvolvimento e sustentação.
Além disso, através do planejamento estratégico, por exemplo, é possível acrescentar elementos importantes nessa fase, visto que ele é um processo contínuo e sistemático, que reúne o maior conhecimento acerca do futuro e informa as tomadas de decisão, a fim de minimizar riscos e organizar as ações necessárias para a execução.
Benefícios de um bom planejamento estratégico
As organizações que conseguem realizar um bom planejamento estratégico, o reconhecem como a fotografia de seu horizonte.
Por isso que, diante do desenvolvimento tecnológico e das crises (econômicas, sociais e políticas) que ocorrem de maneira exponencial, nenhum deve ser mero instrumento de consulta esporádica, mas uma ferramenta intencional de transformação.
Entretanto, o mesmo não se restringe à análise do ambiente, estabelecimento e monitoramento de metas e ações. Ele também envolve comunicação, onde os valores e objetivos fundamentais são explicitados a todos os envolvidos, promovendo alinhamento com as prioridades da organização.
Por isto, a elaboração deste é um processo dinâmico que envolve revisão e atualização com periodicidade definida por cada organização.
Compreendendo o valor de uma estratégia empresarial
Os gestores e líderes de equipes devem considerar a necessidade de compreender o que é uma estratégia empresarial:
- É um sistema de criação de valor, que sustenta a posição competitiva de uma empresa e a sua singularidade.
- É um sistema aberto e dinâmico em constante mutação, que evolui, se move e muda sem avisar quando.
O que foi esquecido é que a mesma não é um destino, nem uma solução. Tampouco um problema a ser resolvido. É uma jornada e precisa ser liderada permanentemente.
Saiba como a Equity S/A está auxiliando as empresas no planejamento estratégico
Aqui, na Equity S/A, combinamos as nossas experiências globais à nossa profunda expertise local.Tudo para oferecer um alto nível de capacitação e facilitação do ciclo de desenvolvimento aos negócios de clientes da área da saúde.